Por que? Porque a imagem de cristo choca. Eu poderia comparar o uso do crucifixo nos tempos de hoje, com os moicanos dos punks. Porém, até mesmo os punks se chocam com alguém que usa um crucifixo grande e que estampa a execução de Jesus Cristo pelos homens. Você pode ser abordado por pessoas querendo testar sua fé e por pessoas querendo manifestar admiração, o fato é que todos olham para a cruz. Você pode ouvir indiretas de pessoas próximas a você e que odeiam o cristianismo, corre o risco de ser ridicularizado. Porém, estas pessoas que praticam tais atos, não entendem que estão dando continuidade a ridicularização pela qual Jesus passou ao carregar sua cruz e ao ser crucificado nela. Ostentar meu crucifixo é carregar comigo uma pequena parte (quase nula) do martírio de Cristo, é despertar nos sábios a indignação por enchergarem apenas um símbolo aparentemente ostentado por alguém que não esta agindo racionalmente.
Como se a razão fosse algo extremamente necessário, obviamente sou a favor da razão. Mas matar alguém pois lhe atrapalha é uma atitude racional; porém não significa que é moral.
Choca pois quem carrega a cruz, acredita no certo e no errado. Acredita em uma verdade e não verdades, causa revolta aos leigos que pensam que estamos idolatrando o sofrimento de Jesus, ao invés de coisas mais "relevantes". Nega os prazeres do mundo como objetivo central da vida e exalta o sofrimento carregado de sentido e motivado pelo amor. Ao verem minha cruz, lembram-se de um homem que deu a vida pela humanidade, e que através de seu sacrifício ressucitou no terceiro dia. Crer que alguém ressucitou é repugnante e por isso causa desprezo nos sábios, através do exemplo da resistência a dor, a zombaria, aos cuspes na face e a morte, Jesus nos ensina que este é o verdadeiro caminho para a verdade e a vida eterna.
A cruz é o símbolo da verdadeira liberdade, nos ensina que a liberdade não é o poder, o poder para fazer o que se quer. Mas o poder de decidir o que fazer diante das situações. Cristo tinha poder para transformar pedras em pães no deserto, tinha poder para se jogar do alto do templo para ser pego pelos anjos e provar ao mundo que é o filho de Deus. Mas a verdade esta na fé, e a liberdade também é a verdade. "Conhecerás a verdade e ela te libertará". A verdade é Cristo, único rei do Universo. E a cruz que eu ostento é uma réplica de seu trono, por isso os tiranos a perseguem, pois temem. Por isso muitos no mundo são mortos por se recusarem a negar a Cristo (sentindo em seus próprios corpos, as dores dos pregos fincados nos pés e nas mãos do filho de Deus). Pois eles sabem, que o sangue derramado pela fidelidade e amor a Deus, é a semente para novos cristãos. Por isso pouco ouvimos na TV sobre as centenas de igrejas queimadas no mundo e algumas em nosso próprio país.
A cruz me faz lembrar que as pessoas estão me vendo e sabem que sou um cristão, por isso devo ser exemplo de conduta. A cruz me faz lembrar, que Deus esta me vendo e que ele próprio quer que eu seja um exemplo. Quanto mais próximos das atitudes de Jesus, quanto mais nos deixarmos ser utilizados como instrumentos para levarmos não apenas a palavra que liberta, mas os exemplos que arrastam e convencem...
Mais seremos profetas e mais Cristo nos recompensará, não com bens materiais, saúde ou conforto. Mas com a nossa salvação e a de quem amamos, jejue como Jesus jejuou, saiba a fome que os pobres e explorados sentem, busque abrir mão do conforto e do luxo como Jesus abriu, fale para aqueles que zombam, de a mão para aqueles que querem conhecer a palavra, não se ache melhor do que ninguém, pois apenas quem tem os critérios para julgar é Deus. Pratique a caridade, ela não tem esse sentido pejorativo que tantos a dão... É abrir mão da própria vida por quem precisa, tanto o pobre quanto o rico. Não basta apenas usar a cruz/crucifixo no pescoço se você não honrar o significado dela, haja como um cristão e ela colocará o mal para correr através das tuas ações guiadas por Deus. - Helleno de Carvalho Motta
Vídeo sobre simolismo da cruz e literatura - Por: Guilherme Freire - Canal: formacaopolitica
Referências: Os Irmãos Karamazov de Dostoiévski, Dom Quixote de Cervantes, Hamlet de Shakespeare, The Great Code de Northrop Frye, O Jardim das Aflições de Olavo de Carvalho, e os quadros A Escola de Atenas e Ressurreição de Cristo de Rafael Sanzio.
O símbolo em meu crucifixo que aparece na foto, é a medalha de São Bento, onde podem ser vistas as iniciais da oração em latim:
"Crux Sacra Sihi mihi lux;
non draco sihi mihi dux;
vade retro satana!;
nunquan suad mihi vana;
sunt mala quae libas;
ipse venena bibas"
Tradução:"A Cruz sagrada seja a minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno !
Excelente!
ResponderExcluirExelente explicação sobre o uso do crucifixo.
ResponderExcluir